Ondas: 2 a 10 pés. Constantes SW swells e sempre vento terral em algum pico.
Quando: Abril a outubro, tendo maiores ondulações entre maio e setembro.
Ventos: Nesses meses os ventos são variáveis e encontrar breaks com vento terral e ondas aparecendo por quase toda direção é muito comum.
Condições: Clima quente e temperatura alta na maioria do ano. A temperatura do ar fica entre 22ºC-32ºC e a da água, em torno de 27ºC. A Indonésia tem apenas duas estações no ano: a seca, de janeiro a setembro, e a das chuvas, de outubro a dezembro.
Há sempre uma perfeita, cristalina e clara onda rolando em algum lugar das ilhas.
Do sul para o sudoeste chegam os swells gerados pelos sistemas de baixa pressão atravessando o sul do Oceano Indico. Flats são raros. Entre os meses de junho e setembro, swells maiores são comuns e geralmente o surf fica em torno de 4-6 pés.
No começo e final da estação (março-abril, outubro-novembro), o surf fica em torno dos 2 a 4 pés em média – ótima época para quem busca ondas menos intensas, em níveis intermediários.
Em Mentawaii há uma infinidade de ondas, das mais perfeitas do planeta, que quebram com diferentes swells e marés. São mais de 200 milhas de costa. Existem inúmeros breaks. Descrevemos a seguir apenas os principais breaks, mas o capitão do seu barco com certeza levará você às ondas mais perfeitas em seus melhores momentos.
Principais ondas:
HT’s (Hollow Trees):Uma direita curta, cavada, que proporciona um excelente tubo, melhor com vento oeste. É uma das ondas mais registradas em filmes de surf da região.
Lance’s Left:Esquerda com duas ótimas sessões de tubo, segura ondulações com até 8 pés. Esta longa e magnífica esquerda é considerada uma das mais consistentes em Mentawaii. Várias sessões que podem ser surfadas em diversas marés. Em tamanhos menores, Lance’s Left oferece ainda longas séries de paredes com ocasionais sessões de tubos.
Macaronis (Maccas):Excelente esquerda. Produz um tubo na primeira sessão antes de voltar para uma parede manobrável. Macaronis e sua perfeição azul podem ser responsáveis por alguns dos momentos mais agradáveis da sua viagem. A esquerda de Macaronis é umas das ondas mais famosas do lugar.
Nipussi:Esta é uma direita bem constante que não é comsiderada uma onda muito difícil. Na verdade, é até uma onda fácil e boa para surfistas sem muita experiência.
Rifles:Esta onda é uma boa opção para quem gosta de direitas. É uma direita longa e rápida com várias sessões e muitos tubos. Mas cuidado para não ficar para trás.
Thunders:Quando tudo estiver flat (sem ondas), esta é a melhor opção de surf. Trata-se de uma esquerda muito cavada que está sempre maior do que os outros picos.
Arrik’s:Uma esquerda sólida que segura swells com bom tamanho, embora funcione também com tamanho menor. Oferece sessões bem manobráveis.
Rags’s Left:Esquerda super longa e tubular, com swell certo é uma das ondas mais longas de Mentawaii, melhor na maré alta e com swell em torno de 5 pés.
Telescopes:Situada mais ao norte é uma consistente esquerda que funciona nas melhores condições com SW swell.
Bank Vaults:Uma versão não tão perfeita de Rifles mas ainda assim é uma onda excelente. Uma direita mais rasa, recomendada surfistas mais experientes.
The Hole:Esta é mais uma esquerda super cavada, mas muito boa e tubular. Por isso o nome de o buraco. Recomendada para surfistas mais experientes.
E-Bay:Esquerda tubular e perfeita, melhor com swell médio e grande, precisa de um W swell. Proporciona bom tubo na primeira sessão.